Coitada da Costa Rica

Todos têm falado que o Grupo da Morte será o Grupo D, com Uruguai, Itália, Inglaterra e Costa Rica. Eu concordo! Mas enquanto todo mundo está pensando na dificuldade que será para os times campeões mundiais passar de fase, eu fico imaginando como deve estar o clima dos torcedores do país caribenho. Coitados!

Eles já iam à Copa do Mundo com poucas esperanças, torcendo para um chave boa para pensar em passar de fase. Imaginavam algo como cair em um grupo com Suíça, Bosnia e Equador para ter alguma chance. Agora se depara diante de Uruguai, Itália e Inglaterra! Times que não são os favoritos ao título – para mim, esse seleto grupo é formado por Brasil, Espanha, Holanda, Argentina e Alemanha –, mas podem vencer o Mundial, sim!

Acho que já era pra Costa Rica. A chance é se eles tiverem a mesma postura de Davi contra o gigante Golias. Uma coragem e determinação sem tamanho! Como o Uruguai, que ninguém dava nada, teve na última Copa. Eu acho muito, mas muito mesmo, difícil que a Costa Rica passe de fase, mas se tratando de futebol, não dá para excluir ninguém.

Desse grupo, acredito que a Itália e o Uruguai vão passar de fase. A Inglaterra tem chegado nas últimas competições sempre baleada e nunca faz o que se espera dela. É o único dos grandes países que não param seu campeonato na virada do ano e pode ser por isso que seu time não rende na Copa do Mundo.

Mas não acho que seja só esse o Grupo da Morte. O B é tão complicado quanto esse! A Austrália é a baba, mas a Espanha, Holanda e Chile vão brigar por vaga. Os dois primeiro jogaram a última final da Copa – só isso! – e o sul-americano vem crescendo e endurecendo partidas contra todos os rivais. Se Espanha e Holanda fosse o último jogo do grupo, acho que seria mais tranqüilo para os dois, mas como é o primeiro, o derrotado vai ter de correr atrás do prejuízo e um empate contra o Chile pode colocar a vaga em xeque. Entendo que o saldo de gols pode ser fundamental nessa disputa.

Também não podemos deixar de falar do Grupo G e esse é páreo duro. Apesar de Alemanha e Portugal serem contados como favoritos, Gana e Estados Unidos são belas carne de pescoço e podem arrancar um ou até os dois da fase final da Copa. Uma chave que não tem mosca-morta!

Sorte mesmo deu a França. Passou na repescagem, no sufoco, suado, sofrido, dramático… e, sem ser cabeça de chave, caiu em um grupo tranquilo de passar. Apesar de achar a Suíça ascendente e pode ser a surpresa da Copa – o time conhecido pela defesa muito forte agora tem bons atacantes –, os franceses não terão dificuldades para passar por Equador e Honduras. Se passar em primeiro, o que acho que passa, pega o segundo lugar do grupo E – Argentina, que vai ser a 1ª, Irã, Bosnia e Nigéria. Teria caminho livre para as quartas!

Anúncios

2 comentários sobre “Coitada da Costa Rica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s